A completa ausência de peças móveis deste medidor de vazão eletromagnético série ELI 100/200 é a fonte de sua confiabilidade.
A completa ausência de peças móveis deste medidor de vazão eletromagnético série ELI 100/200 é a fonte de sua confiabilidade. Não há rotor que possa parar de girar na água poluída e não há rolamentos que possam se desgastar. Os modelos em aço inoxidável e propileno resistem a uma variedade de condições de temperatura, pressão e produtos químicos. Como todos os medidores eletromagnéticos, ao ser utilizado em aplicações de injeção química, estes medidores devem ser instalados contracorrente à linha química (ou longe o suficiente no sentido da corrente para permitir uma mistura de fluidos completa antes do medidor).
Um rápido campo magnético reverso é produzido no invólucro inferior. Enquanto o fluido se move através desse campo, uma voltagem é gerada e é medida e traduzida em um sinal de frequência proporcional à taxa de fluxo. Este sinal de onda quadrada pode ser enviado diretamente a um PLC ou outro controle ou pode ser convertido com a utilização de qualquer um dos indicadores e conversores da família CONTECH.